Tuesday, April 26, 2005

CGTP "cuida da igualdade" IV Conferência sobre Ig...

CGTP "cuida da igualdade"


IV Conferência sobre
Igualdade entre Mulheres e Homens


Todos não somos demais. A igualdade não cai do céu, conquista-se.

Em 15-04-2004, a CGTP levou a cabo a IV Conferência sobre Igualdade entre Mulheres e Homens. Uma mulher, Graciete Cruz, a Coordenadora da Comissão Nacional das Mulheres da CGTP, inaugurou os trabalhos. Um homem, Manuel Carvalho da Silva, apresentou as Conclusões e escreveu no Diário de Notícias de hoje, o interessante artigo Mulheres e homens: cuidar da igualdade.

Uns & Outras recomenda vivamente a leitura atenta deste artigo. E a leitura do Projecto do plano de Acção para os próximos 4 anos aprovado nesta IV Conferência.

Trinta anos depois das primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, dez anos depois da Conferência Mundial sobre a Mulher, em Pequim, e com quatro Conferências da CGTP, o resultado retratado por Carvalho da Silva mostra que a sociedade portuguesa tem caminhado a passo de lesma para a igualdade de géneros. E continua a milhas da paridade política.

Que têm feito os Partidos pela real igualdade? Como aplicam os Governos nacionais, regionais e locais portugueses - obra dos Partidos - o princípio do "gender mainstreaming"? Como cumpre a Assembleia da República a sua obrigação de velar pelo cumprimento da tarefa fundamental do Estado de promover a igualdade entre mulheres e homens?

Palavras ou "planos de acção" não bastam. Os homens e as mulheres que lutam pela igualdade querem acções concretas. Querem resultados. Exigem boas práticas. E rápida convergência para as sociedades em estádios mais avançados da igualdade e da paridade.

No comments:

Post a Comment