Wednesday, February 2, 2005

Debate elucidativo para as mulheresMedia e candida...

Debate elucidativo para as mulheres

Media e candidatos ignoram políticas

contra violência e discriminação das mulheres

Durante hora e meia os dois principais candidatos a primeiro-ministro para os próximos 4 anos explicaram as suas principais políticas. Preparararam-se durante dias e não se esqueceram de nehuma das mensagens que considerararam importantes transmitir aos eleitores e eleitoras.

Entre os entrevistadores, só um era mulher. Prepararam também com todo o cuidado as perguntas a que submeteram os debatentes, visando que os milhões de homens e mulheres que assistiram ao debate ficassem esclarecidos sobre quem escolher.

Nenhuma pergunta foi feita pelos entrevistadores nem nenhuma informação foi transmitida pelos candidatos sobre a política e estratégia da igualdade entre homens e mulheres, sobre a a luta contra todas as formas de discriminação e de violência sobre as mulheres. Nem sobre os mecanismos nacionais para a igualdade. Nem sobre a aplicação do princípio do "gender mainstreaming" e a aplicação de orçamentos organizados sob a óptica dos géneros.

Nenhuma referência sobre o cumprimento do Plano Nacional de Acção para a Igualdade. Nem sobre a estratégia da União Europeia para a igualdade e a luta contra a discrimininação e a iiolência sobre as mulheres.

Silêncio total sobre a forma, estratégia, mecanismos, orçamentos e objectivos para cumprir uma das tarefas fundamentais que a Constituição impõe desde 1997: a implementação da igualdade entre homens e mulheres.

Silêncio absoluto sobre a igualdade de acesso das mulheres à vida política, ao poder e à tomada de decisão.

Nada sobre a "capa de medo" que o insuspeito filósofo José Gil diz cobrir as mulheres de todos os estratos da nossa sociedade.

Basta de silêncio. Há dez anos que ocorreu a Conferência Mundial sobre as Mulheres em Pequim. As mulheres não podem tolerar por mais tempo esta androcracia do masculinato lusitano.

As mulheres saberão usar a arma do voto para lutar pelos seus direitos humanos.



Combata a discriminação e a violência.

Comente este post e outros deste blog.

Divulgue a sua opinião. Critique. Sugira.



No comments:

Post a Comment