Wednesday, August 10, 2005

Sob o comando de uma mulherA Humanidade continua ...


Sob o comando de uma mulher

A Humanidade continua
a aventura no Espaço.
Superioridade "natural"
do homem evapora-se.

A anterior viagem ao Espaço resultou na tragédia de Fevereiro de 2003, em que morreram os 7 tripulantes do Columbia.

A veterana astronauta Eileen Collins, com 49 anos, casada e mãe de uma filha, comandou o recomeço, com o shuttle Discovery, da aventura no Espaço e o prosseguimento da construção da Estação Espacial Internacional (ISS).

Em 1995, Eileen Collins foi a primeira mulher a pilotar o acoplamento de uma nave a uma estação espacial (a Mir russa). Em 1999 Eileen Collins liderou a tripulação do Columbia, com a missão de reparar o telescópio espacial Hubble. Eileen é astrónoma, piloto da Força Aérea e astronauta.

No já longínquo ano de 1978, a Nasa abriu o programa espacial às mulheres. Nesse mesmo ano, Eileen começou a carreira de piloto militar da Força Aérea dos EUA. Em Portugal, quase trinta anos passados, a mulher continua a ser abusiva e ilegalmente discriminada. No acesso ao poder, no emprego e na carreira profissional e em tantos outros domínios.

Eileen cumpriu com inexcedível eficiência a missão de coordenadora da solução dos graves problemas técnicos ocorridos também com o Discovery, tirando o máximo proveito do apoio da equipa da Nasa e da capacidade de todos os membros da tripulação.

O sucesso da missão comandada por Eileen Collins inicia uma nova era na exploração humana do Espaço, na qual se prevê o regresso dos humanos à Lua e vôos tripulados a Marte.

E vem provar uma vez mais que a "natural superioridade" do homem não passa de inaceitável tentativa dos que procuram eternizar a dominação da mulher. A peneira com que alguns pretendem tapar o sol da igualdade estava já toda esburacada. Eileen, agora, queimou-a definitivamente no fogo da Verdade.

Uns & Outras saúda e agradece a Eileen Collins ambos os sucessos. E espera que o homo lusitanus acabe imediatamente todas as formas de discriminação e de dominação da mulher, na política, no emprego, na carreira e na família.

1 comment:

  1. Hi, Nice site I enjoyed reading it. Thanks for sharing. Would it be possible if I contact you through your email? Please email me back. Thanks!

    Aaron Grey
    aarongrey112 at gmail.com

    ReplyDelete